Em parceria com a Saft, empresa especializada em soluções energéticas, o grupo está testando na Europa um sistema que promete reduzir custos, aumentar a eficiência e acelerar o carregamento dos carros elétricos.

Para quem está considerando a compra de um carro elétrico, essa é uma excelente notícia. Afinal, o principal obstáculo para a adoção em massa desses veículos sempre foi o preço elevado, diretamente relacionado ao custo das baterias e componentes eletrônicos. A nova tecnologia da Stellantis ataca justamente esse ponto, simplificando a arquitetura dos sistemas elétricos e eliminando peças desnecessárias.

Entenda!


O que é o projeto IBIS e como ele funciona?

O projeto IBIS (Intelligent Battery Integrated System) representa uma mudança de paradigma na fabricação de carros elétricos. Atualmente, eles possuem a bateria como unidade de armazenamento de energia e, separadamente, diversos componentes pesados e volumosos, como o inversor de potência e o carregador de bordo. Cada um desses elementos ocupa espaço, adiciona peso e aumenta a complexidade do sistema.

A ideia da Stellantis consiste em integrar todas essas funções diretamente nos módulos da bateria. Na prática, o sistema de armazenamento energético passa a ser também a unidade central que gerencia a distribuição de energia para o motor, sistemas auxiliares e até mesmo a rede elétrica de 12 volts do veículo. Isso elimina a necessidade de componentes externos, fios adicionais e conexões complexas.

O primeiro protótipo rodante dessa tecnologia está sendo testado em um Peugeot e-3008 nas estradas francesas. O projeto já apresentou resultados promissores em testes estáticos e agora passa pela validação em condições reais de condução.


Principais vantagens

A simplificação proporcionada pelo IBIS traz benefícios tangíveis que vão impactar diretamente a experiência de quem dirige carros elétricos:


  • Redução de custos

  • Maior eficiência energética

  • Carregamento acelerado

  • Veículos mais leves e espaçosos

  • Manutenção simplificada


Vale mencionar que os testes iniciais com o protótipo equipado com IBIS apontam não apenas economia de energia e redução no tempo de carregamento, como também ganho de 15% na potência máxima disponível, saltando de 150 kW (quilowatt) para 172 kW.

Essa melhoria no desempenho torna os carros elétricos mais atraentes para consumidores que ainda têm receios quanto à capacidade de aceleração e resposta desses veículos. 

A Stellantis planeja implementar a tecnologia IBIS em seus veículos de produção entre 2028 e 2030. 


Aplicações além do setor automotivo

Embora o foco inicial seja em veículos de passeio, a arquitetura IBIS tem potencial para influenciar diversos outros setores. A tecnologia pode ser adaptada para trens elétricos, aeronaves, embarcações marítimas e até sistemas estacionários de armazenamento de energia, como data centers e instalações de backup.

Essa versatilidade demonstra que o projeto desenvolvido pela Stellantis e Saft vai muito além de simplesmente tornar carros elétricos mais baratos. Trata-se de uma solução com potencial de amplo alcance que pode acelerar a transição energética em múltiplos segmentos, contribuindo para um futuro mais sustentável.


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Referências:

Garagem360

InsideEVs

Razão Automóvel