Tecnologia híbrida avançada
A dupla Peugeot 208 e 2008 incorpora o sistema Bio-Hybrid, uma tecnologia de eletrificação leve que combina o motor T200 com um sistema elétrico auxiliar. A propulsão híbrida utiliza um motor turbo 1.0 de três cilindros que desenvolve 130 cavalos de potência e 24,5 kgfm (quilograma-força-metro) de torque, números que colocam ambos os modelos em posição de destaque em suas respectivas categorias.
O diferencial tecnológico dos Peugeot 208 e 2008 híbridos está no motor-gerador elétrico BSG (Belt Starter Generator), que substitui simultaneamente o alternador e o motor de partida tradicionais. Tal componente fornece assistência elétrica durante acelerações, reduzindo o esforço do motor a combustão e otimizando o consumo de combustível.
Sistema de alimentação elétrica inteligente
O funcionamento híbrido dos Peugeot 208 e 2008 é sustentado por um sistema duplo de baterias de 12V: uma bateria convencional de chumbo localizada no compartimento do motor e uma bateria de íon-lítio posicionada estrategicamente sob o assento do condutor.
Dessa maneira, o sistema elétrico fornece suporte adicional de torque durante períodos curtos de alta demanda, resultando em menores emissões de gases poluentes e maior eficiência energética.
Peugeot 208 híbrido
O Peugeot 208 híbrido da linha 2026 apresenta melhorias importantes em consumo de combustível comparado à geração anterior. Com gasolina, alcança médias de 13 km/l no trânsito urbano e 13,8 km/l em rodovias. Utilizando etanol, os números ficam em 9,1 km/l na cidade e 9,6 km/l na estrada, demonstrando a versatilidade do sistema flex-fuel híbrido.
A performance também recebeu aprimoramentos significativos. Afinal, o Peugeot 208 híbrido completa a aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 8,6 segundos, representando uma melhoria de 0,4 segundo em relação à versão anterior.
Ademais, a linha 2026 do Peugeot 208 oferece 4 configurações, sendo a versão GT T200 Hybrid a mais sofisticada, incluindo rodas de 17”, 6 airbags, assistência de manutenção de faixa e sistema de frenagem automática de emergência.
Peugeot 2008 híbrido
O Peugeot 2008 híbrido compartilha o mesmo conjunto propulsor eletrificado do 208, beneficiando-se das mesmas tecnologias adaptadas para o segmento de SUVs compactos. Além disso, apresenta consumos otimizados de 13 km/l com gasolina no ambiente urbano, mantendo 13,7 km/l nas estradas. Com etanol, as médias ficam em 9,0 km/l e 9,6 km/l, respectivamente.
A versão híbrida do Peugeot 2008 está disponível exclusivamente na configuração GT T200 Hybrid. Ela integra todos os sistemas de segurança ativa e conectividade da marca.
Diferenciais competitivos
Os Peugeot 208 e 2008 híbridos se destacam no cenário nacional por oferecerem a primeira motorização eletrificada em suas respectivas categorias com tecnologia totalmente desenvolvida pela Stellantis. O sistema Bio-Hybrid implementado representa um equilíbrio ideal entre inovação tecnológica e acessibilidade, democratizando o acesso à mobilidade híbrida sem os custos elevados associados a essas tecnologias.
Ambos os modelos mantêm o design Peugeot i-Cockpit, com volante compacto, painel de instrumentos elevado e tela multimídia integrada de 10,3”. Essa abordagem ergonômica, combinada com a suavidade proporcionada pela assistência elétrica, cria uma experiência de condução única e diferenciada.
Sonha em entrar para a mobilidade elétrica? Conheça o financiamento da Jorlan France Peugeot e conquiste seu Peugeot 208 ou 2008 de forma mais rápida!
Referências: